Como funcionam os turbos compressores?

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Uma ideia é fato: o futuro será dos turbos. Mesmo que os motores aspirados tenham um ronco mais bonito, os turbos reaproveitam energia que antes era desperdiçada, como é o caso dos gases de escape. Além disso, eles ainda podem atingir rotações maiores que as do virabrequim, por não estarem conectados mecanicamente ao motor.

Com os avanços da tecnologia mecânica, os sistemas permitem uma aceleração mais rápida dos rotores e reduzem os lags (resposta do motor em rotações mais baixas) por conta do uso de ligas de titânio e de alumínio.

Os motores modernos estão muito mais evoluídos. Os comandos variáveis, dutos variáveis no coletor de admissão, desenhos avançados e câmara de cabeçotes, por exemplo, resultam em motores com baixo deslocamento e mais eficazes energeticamente.

Hoje em dia, o conhecido downsized possui muito mais torque do que um motor aspirado e ainda tem consumo muito menor.

A chegada de motores turbo flex também pode ser considerada uma grande evolução, mas com uma limitação ainda incômoda. A taxa de compressão do motor não pode ser alta para poder evitar a pré-detonação da gasolina e possíveis danos no pistão. Mas vários estudos e protótipos estão sendo realizados para melhorar essa categoria.

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